Existem diversas formas de se conseguir um logo. Uma delas é com o auxílio de uma ferramenta de logos. Outra é utilizar um gerador de logos; um programa que é similar a uma ferramenta de logos, porém com algumas diferenças chave. Você também pode contratar um designer, e neste caminho, existem diversas opções para escolher. Você pode contratar um freelancer e trabalhar com ele individualmente, ou você pode trabalhar com uma agência de design, onde vários profissionais trabalharão em seu logo para chegar ao produto final. O que é melhor? Isso dependerá de seus objetivos e de suas necessidades.
Apesar de existirem diversos recursos online que irão lhe dizer que é sempre melhor contratar um designer profissional, nós iremos dizer que não. Há diversas coisas que uma ferramenta de logos pode fazer que um designer não consegue, e quando essas coisas são importantes para você, utilizar uma ferramenta de logos é o melhor caminho a se seguir. Aqui vão alguns exemplos disso:
Uma Ferramenta de Logos Consegue Ter uma Abordagem Completamente Objetiva e Imparcial do Design de Seu Logo
Designers de logos – os bem-sucedidos ao menos - são treinados em design gráfico. Alguns possuem diplomas em design enquanto outros são auto-didatas, mas todos eles têm algum tipo de instrução nos princípios de um design eficiente. Isso inclui elementos como teoria das cores, escalas, psicologia das cores e formas, tendências em design de logos Te composição.
A parte boa de trabalhar com designers treinados é que você está trabalhando com alguém que não apenas sabe como criar um logo eficiente; eles entendem os porquês e o como por trás da criação do logo. Mas existe também o outro lado da moeda: porque eles foram treinados para pensarem como designers, eles podem ter problemas para verem as coisas por uma outra perspectiva quando necessário.
Às vezes você não quer um logo que pareça ser a criação de um designer profissional. Parece contra-intuitivo, mas considere isto: quando O Grande Lebowski foi lançado, os críticos de cinema odiarem o filme. Porém quando o filme foi lançado em vídeo, os espectadores amaram e até hoje é um filme amado pelos fãs e considerado um clássico cult. Lembra do filme da Dreamworks, Formiguinhaz? Era como um Vida de Inseto, só que não era Vida de Inseto? Os críticos do cinema adoraram o filme de animação peculiar de Woody Allen, estrelando ele próprio como uma formiga, mas a audiência não conseguiu se conectar com o filme, e o resto é história. Aqui vai um último exemplo… O logo da Pepsi de 2008.
A PepsiCo investiu mais de $1 milhão para que o Grupo Arnell Group desenvolvesse o logo. O grupo, com seus melhores designers combinando vários anos de experiência e expertise, criaram um logo que continha os princípios de design como a proporção áurea, e conhecimento de psicologia para, idealmente, criar o logo perfeito para a marca. As pessoas odiaram ele.
Os bebedores de Pepsi ao redor do mundo chamaram o logo de barato, sem alma, chato, genérico e… pretensioso. Então apesar da marca ter gasto todo aquele dinheiro para ter um grupo de designers profissionais usarem sua expertise para criarem o logo perfeito, a Pepsi conseguiu um logo que agradou designers, ao invés de agradar bebedores de refrigerante.
Se o seu logo não fizer sentido para o seu público-alvo, ele simplesmente não funciona. Se seu público-alvo não for designers, criar você mesmo um logo com uma ferramenta de logos é uma maneira eficiente de evitar cair na armadilha de sem querer cair no rótulo de “pretensioso”… ou pior.
Com uma Ferramenta de Logos Você Pode Revisar, Modificar e Refazer Seu Logo Quantas Vezes Você Quiser (De Graça!)
Quando você contrata um designer de logos você tem que pagá-lo. Alguns designers cobram por hora, outros trabalham por contrato. Quando você paga um designer por hora, você está pagando por cada hora que ele passa criando ou revisando o seu logo- lembra-se, até os designers com mais experiência não conseguem criar um logo perfeito com rapidez, então você deverá revisar o trabalho e refiná-lo. Isso toma tempo, e tempo é dinheiro (especialmente quando é você que está pagando a conta!)
Você também pode contratar um designer por um contrato com um valor final para o projeto, o que significa que você sabe o que vai pagar desde o início. Geralmente, esses contratos permitem que você possa pedir uma revisão, talvez duas. Então o que acontece se o designer não conseguir entregar o produto que você espera neste tempo e você ainda precisar que ele faça mais ajustes? Você vai pagar por isso.
Em contraste, você pode revisar seu logo quantas vezes você quiser com uma ferramenta de logos. Você pode salvar diferentes versões de seu logo e recomeçar do zero quantas vezes desejar, tudo de graça (ou pelo menos será gratuito se você estiver utilizando uma ferramenta de logos gratuita como a da Logogenie). Isso lhe dá espaço para experimentar, brincar e aprender o que não funciona por tentativa e erro. Esse tipo de liberdade pode ser tão liberador quanto é barato.
Ferramentas de Logos Lhe Dão Total Controle Sobre o Seu Logo
Esse é provavelmente o fator mais importante quando comparamos as ferramentas de logo com os designers. Quando você cria o seu logo com uma ferramenta faça-você-mesmo (uma ferramenta de logos-não um gerador de logos) você tem total controle sobre como seu logo vai se parecer, que sensação ele passa e como ele comunica a sua marca. Não precisa ficar trocando mensagens com o designer, não precisa de conversas longas onde você tenta fazer ele entender a sua visão e talvez perder alguns aspectos dela no processo (ou tradução!) e também não há nenhuma resistência do designer que pode ter uma idéia diferente do que irá ficar bom no portfolio dele e bom para a sua marca… o que nem sempre pode ser a mesma coisa.
Uma Ferramenta de Logos Entrega o Seu Logo Instantaneamente
Um designer não consegue lhe oferecer a mesma velocidade que uma ferramenta de logos. Quando você está criando o seu logo perfeito, você pode usar quanto tempo você precisar para criá-lo. Não há tempo de espera para que o designer comece a trabalhar, responda perguntas ou entregue o produto.
Se você precisa de um logo para hoje, utilize uma ferramenta de logos. É a única maneira de garantir que você obterá exatamente o que você precisa o quanto antes. Mesmo se for meia-noite e você necessitar ter seu logo pela manhã, isso não será um problema com a ferramenta de logos, pois ela está disponível 24 horas por dia.
Ferramentas de Logos Garantem Que Não Haverá Problemas com Direitos Autorais
Essa é um pouco mais complexa que as outras. Quando você contrata um designer de logos, o seu contrato deve estipular que você é dono de todos os direitos autorais do logo que ele está criando para você. O designer pode querer obter o direito de utilizar o logo em seu portfólio, mas no final do dia, o logo é seu para você fazer o que quiser com ele, incluindo modificações e licenciar para outras marcas que possam fazer parcerias com você.
Mas nem todo designer de logos é honesto e respeitável. Quando um designer cria o seu logo, você confia que você não está recebendo algo que já foi utilizado por outra pessoa… ou copiado. Isso pode te levar a entrar em uma fria, e no melhor cenário, lhe deixar sem logo, e no pior dos casos, gerar uma grande dor de cabeça que potencialmente poderá acabar com a reputação de sua marca para os seus compradores.
Quando você utiliza uma ferramenta de logos para criar o seu logo você não precisa se preocupar com essas coisas. Você é a única pessoa envolvida no processo de criação, então não há transferência de direitos autorais ou chances para mal-entendidos ou má conduta.
Ferramentas de Logos São Fáceis de Usar
Finalmente, existe a facilidade que vem com a ferramenta de logos. Você pode estar pensando: “não é mais fácil simplesmente contratar alguém para fazer o trabalho?" E a resposta é essa: na verdade, não. E aqui vai o porquê:
Leva tempo para encontrar o designer certo para criar o seu logo. Primeiro você precisa pesquisar por designers e analisar o portfólio deles. Então, uma vez que você tenha selecionado os melhores, com o estilo mais parecido ao seu, você precisa entrar em contato com essas pessoas e descobrir quais deles estão disponíveis. Isso leva tempo. Então, você vai analisar o quanto eles cobram e então diminuir mais ainda sua lista de opções. Neste ponto você talvez não consiga mais contratar o designer que você realmente queria trabalhar porque talvez ele cobre um valor acima do seu orçamento ou ele não esteja disponível. Todo esse trabalho consume tempo e é difícil. Por outro lado, utilizar uma ferramenta de logos - principalmente uma direta e simples, em seu navegador, com ferramentas de arrastar, é incrivelmente fácil.
Se você consegue apontar, clicar, deslizar e arrastar, você consegue criar o seu logo com uma ferramenta de logos. Elas existem para possibilitar que uma pessoa que não seja designer consiga criar seu próprio logo, para que essa pessoa trabalhe de forma intuitiva, mesmo se essa pessoa não tiver experiência em programação ou design. Realmente não tem como ser mais fácil do que isso.