Então agora você já sabe que o seu logo necessita ter uma paleta de cores chamativa e que que de acordo com a sua marca, se você quiser se conectar com a audiência correta. Em outros artigos que publicamos nós falamos sobre o que cada cor comunica quando utilizadas em logos e mostramos formas diferentes de combiná-las para criar visuais atraentes.
Porém há mais do que utilizar as cores da sua marca em escolher uma paleta de cores que funcione. Se você fizer isso pode terminar com cores …. questionáveis. Então como criar uma paleta de cores para o seu logo que realmente comunique quem você é como marca e seja atraente para a sua audiência?
Para isso precisamos entender a ciência por trás do que faz certas combinações de cores serem boas. Como os acordes, grupos de notas musicais com intervalos específicos entre eles, soam agradáveis aos nossos ouvidos, combinações de cores baseadas em posições específicas no círculo cromático são agradáveis aos nossos olhos. E da mesma forma que aqueles acordes agradáveis são chamados de harmonias, grupos de cores agradáveis visualmente são conhecidos como harmonia de cores.
Compreendendo o Círculo Cromático
O círculo cromático é uma tabela que mostra as relações entre as cores. Esse conceito se originou em 1666, quando Sir Issac Newton identificou o espectro das seis cores que ele viu ao passar luz branca por um prisma. Depois, as relações entre essas cores e cada um de seus efeitos psicológicos foram estudados e compreendidos com mais profundidade, criando o campo da teoria da cor.
Teoria da cor é o conjunto de regras que artistas e designers usam para fazer escolhas e atingir objetivos específicos ao mesmo tempo que produzindo algo agradável aos olhos dos espectadores. Dentre da teoria de cores, o círculo cromático é a linha de orientação mais relevante; a representação gráfica de todas as relações entre as cores.
No círculo cromático, cores – também conhecidas como tonalidades – são divididas em três categorias principais:
Cores primárias:
Vermelho, azul e amarelo são as três cores primárias. Essas são as cores que não podem ser criadas a partir da mistura de outras cores. Em vez disso, todas as outras cores são criadas a partir da mistura dessas três.
Cores secundárias
Laranja, verde e roxo são as três cores secundárias. Essas cores são originadas da combinação das cores primárias, como azul + amarelo = verde.
Cores terciárias
Cores terciárias são as cores que existem entre as cores primárias e as secundárias. Por exemplo, laranja avermelhado é a tonalidade que existe entre o vermelho e o laranja. Essas cores são criadas ao combinarmos as cores adjacentes, como misturar o amarelo e o verde para criarmos o amarelo esverdeado. A única maneira de criamos uma cor terciária é é misturarmos uma cor primária com uma cor secundária que se situa ao lado da cor no círculo cromático; não é possível criamos um amarelo azulado ou um laranja arroxeado.
Mas isso não é tudo o que você precisa saber sobre o círculo cromático. Há também sombra, matiz e tom.
A sombra é criada ao adicionarmos preto à uma cor. Isso cria uma versão mais escura e mais rica daquela cor.
Uma matiz é o oposto e uma sombra. É uma versão mais clara da cor, criada ao misturarmos ela com branco.
Um tom é uma versão desbotada, neutralizada de uma cor, criada ao misturarmos cinza à uma cor. Geralmente tons são usados para criar um visual pastel.
Ao utilizar diferentes sombras, matizes e tons na paleta de cores de seu logo adiciona níveis de complexidade que você não consegue obter utilizando apenas tonalidades básicas. Por exemplo, você pode escolher uma paleta de cores que possui uma tonalidade mais escura de azul contrastando com uma matiz laranja brilhante, quase neon, que se mostra especialmente brilhante ao lado do azul escuro.
Agora que você anotou toda essa informação, você está pronto para criar um pouco de música? Vamos ver diferentes formas que você pode organizar a harmonia de cores para fazer seu logo cantar.
Combinações Complementares
O tipo mais básico de harmonia de cores é uma complementar. Escolha uma cor, então veja qual a cor que está posicionada no lado oposto do círculo. Essas duas cores são complementares. Cores complementares são as que contrastam drasticamente uma com a outra, então quando são utilizadas juntas as duas cores são chamativas e fortes.
Escolher cores complementares para o seu logo faz com que você possua uma paleta simples, mas com a simplicidade vem limites. Você fica apenas com duas cores para trabalhar - duas cores fortes e contrastantes. Para algumas marcas, isso é tudo que elas precisam. Outras precisam utilizar três, quatro ou até mais cores em seus logos para contar para suas audiências a história completa.
Harmonia Triádica
Uma harmonia triádica é aquela criada com três cores. Especificamente, três cores que estão posicionadas entre intervalos iguais no círculo cromático.
Como uma paleta de cores complementárias, uma triádica também possui alto contraste e pode ser uma ótima forma de criar um logo variado e colorido. E como há três cores para se trabalhar, ao invés de apenas duas, você pode fazer mais - como utilizar uma imagem mais complexa ou comunicar mais pontos sobre sua marca.
Harmonia Tetrádica
Baseado no nome, você pode adivinhar que tipo de harmonia é essa?
Isso, esses são os grupos de quatro cores. Especificamente, são grupos de quatro cores que se posicionam em um formato retangular no círculo cromático - duas cores complementares com um “amortecedor” entre elas. É por isso que também são conhecidas como esquema de cores duplamente complementar.
Você pode escolher verde e vermelho e roxo e amarelo. Juntas, essas quatro cores são incisivas. Elas são poderosas, elas possuem contraste e quando você as coloca em uma paleta, essa paleta pode parecer um pouco carregada. É perfeita para um tipo de logo que possui muita energia, com um visual gritante.
Paletas Análogas
Uma harmonia de cores análoga é uma criada ao agruparmos três cores que se posicionam próximas uma das outras no círculo cromático.
Esse tipo de paleta cria um efeito drasticamente diferente dos outros tipos de efeitos que discutimos anteriormente. Uma vez que estamos escolhendo cores que são próximas, não obtemos o alto contraste que existe entre cores dos lados opostos do círculo. Porém, ainda há um certo contraste – e você pode jogar com isso ao testar diferentes sombras e matizes das cores que você escolheu. O resultado final é uma paleta menos extrema que é perfeita para marcas que procuram um visual mais sutil.
Uma cor, uma paleta
Uma paleta análoga pode parecer limitada, mas na realidade existe uma outra opção que é ainda mais limitada: uma paleta monocromática. Como seu nome implica, uma paleta monocromática é uma paleta com apenas uma cor.
O que, por definição não seria uma paleta de cores, …certo?
Na realidade, pode ser. Com uma pequena ajuda do branco, preto e cinza, você pode criar uma paleta utilizando apenas uma tonalidade base.
Ao utilizar apenas uma cor e criar uma paleta ao clarear e escurecer a cor você pode obter um logo complexo com um visual coesivo e profundo. Esse tipo de paleta é uma ótima escolha para marcas que possuem uma missão singular e clara e para marcas que querem manter seu logo simples porém sem cair na simplicidade.
Mas e as outras cores??
Como você provavelmente percebeu, nós não mencionamos algumas cores importantes ainda:
• Preto
• Branco
• Marrom
• Cinza
Ok, nós mencionamos sombras, matizes e tons, mas nós não mencionamos o preto, branco e cinza por eles mesmos. E a palavra “marrom” não foi nem mencionada ainda.
Aqui está a verdade sobre essas cores: elas não são com as outras. Preto e branco não possuem comprimento de onda como as outras cores do círculo cromático possuem, o que faz com que seja impossível de encaixá-las no círculo. Apesar de algumas fontes não considerá-las cores, isso não conta a história completa.
Para designers, preto, branco e cinza são cores. Elas não se encaixam em harmonias específicas, mas elas podem ser utilizadas com eficiência em logos como qualquer outra cor.
Da mesma maneira, o marrom não está presente no círculo cromático. Mas isso não significa que ele não é uma cor. Marrom é a cor que você obtém quando mistura duas cores complementares. Vermelho + verde = marrom, da mesma forma que amarelo + roxo e azul + laranja.
E assim como o preto, amarelo e o cinza, o marrom não se encaixa em nenhuma harmonia de cores que discutimos acima. Mas ele pode ser uma escolha absolutamente eficiente para o seu logo, seja como a cor principal ou uma das cores para destaque e sombreamento.
Crie você mesmo um logo com as cores perfeitas
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A Logogenie, e outras ferramentas digitais, utilizam templates para criar um logo rapidamente e facilmente, mesmo que seja a sua primeira vez. Primeiro você seleciona a indústria de sua empresa no menu.
Nós categorizamos nossos templates pelas necessidades e demandas das indústrias mais comuns, então encontrar a sua é o primeiro passo. Nosso algoritmo então cria as melhores opções para a sua área.
Simplesmente escolha o template e comece a editá-lo. Você pode customizá-lo da maneira que quiser, personalizando suas escolhas de:
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- Nome da empresa e slogan
- Fonte e tipografia
- Esquema de cores
- Tamanho de texto e imagens
- Localização de texto e imagens
- Adicionando novos ícones
- Camadas (sobrepondo imagens uma a frente da outra)
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