Você está criando algo grande. Fantástico. Sua idéia de negócio tem muito potencial. Tudo está tomando forma, exceto por um detalhe. Você precisa de um nome para a sua empresa.
Inventar um nome para um negócio pode parecer uma tarefa complicada, como escalar uma montanha. É importante praticar algumas coisas antes de começar esse processo. Separar ele e fazer um passo de cada vez. Aprimorar o que é mais importante em relação à sua empresa. Meditar sobre o passado, o presente, e sobre o que você vê para o futuro de sua empresa.
Pense como isso vai coincidir com o design de sua marca. Agora que provocamos esses pensamentos, vamos destacar o processo, e oferecer dicas para você ter sucesso ao escolher o melhor nome para seu negócio.
O Processo
No começo é melhor começar com um brainstorming, sem limites, com idéias e inspirações fluindo livremente. Utilize a ferramenta que preferir para gravar esses pensamentos. Tome notas, digite, desenhe, grave sua voz, faça esculturas de comida, ou o que for para visualizar e comer suas idéias. Qualquer coisa serve, de verdade. Lembre-se de fazer pausas - isso também é parte do processo.
Consulte outras fontes e ferramentas existentes para lhe ajudar.
A Twinword possui um visualizador e gerador de palavras-chaves LSA (análise de semântica latente) para te ajudar a ver que outras palavras estão sendo usadas acerca do seu tópico de escolha.
Answer the Public gera um mapa de palavras para aqueles que são mais visuais,
Visual Thesaurus gera imagens relacionados à uma palavra-chave.
Shopify pode ajudar com o gerador de nomes de empregas e simultaneamente mostra se o domínio está disponível
Name Mesh é uma outra ferramenta geradora de nomes de empresas divertida para você experimentar.
Naminum cria nomes baseados em temas.
Namelix utiliza inteligência artificial para criar nomes de negócios.
Eat My Words oferece um teste rápido para descobrir o quão poderoso o nome de sua empresa é.
Hipster Business Name Generator existe só por diversão, mas pode te ajudar a trazer mais idéias à tona
Fake Word Generator inventa nomes com palavras que não são palavras! Pode ser exatamente o que sua empresa precisa.
Livras, revistas e jornais também são seus amigos. Se inspire com tudo o que puder e tome nota de palavras e expressões que lhe chamarem atenção - até mesmo as que não tem nada a ver com o seu negócio. Algo pode dar um clique mais tarde. Bruce Lee uma vez disse, “Absorva o que é útil, rejeite o que é inútil, adicione o que é especificamente seu.”
Enquanto você está coletando idéias, aqui vão algumas perguntas para você se fazer:
Como você descreveria a sua companhia?
Qual é a missão da sua empresa?
O que você busca alcançar?
Quais os valores que você, como uma empresa, acredita e procura comunicar ao mundo?
Quem é a sua audiência?
Que palavras chamam atenção de sua audiência?
Que sentimentos você gostaria de provocar em sua clientela?
Que adjetivos vêm a sua mente quando você pensa em dar um nome ao seu negócio?
Como o nome soa quando você o fala em voz alta?
Se conecte com a sua indústria. Pesquise quais são as novas tendências, que palavras-chave os experts e clientes estão pesquisando na internet e aonde você se vê nisso. Guarde nomes de empresas que você gostar e que você odiar. Há algo a se aprender com cada um deles. Se aprofunde para entender porque você ama ou odeia esses nomes. Esse exercício vai lhe ajudar a definir suas intenções para o processo de dar um nome à sua empresa.
Esteja aberto à brincar com palavras como uma opção para criar um sentido mais profundo para o nome de seu futuro negócio. Você pode considerar adicionar o serviço ao nome se sua empresa for prestadora de serviços, como “Sunny Day Designs”. Entenda as tendências de nomes dentro de sua indústria em larga escala. Aqui vai algumas:
- Uma palavra confiante (Uber, Apple, Sonos)
- Palavras compostas (Evernote, Facebook)
- Nomes humanos, especialmente utilizados por empresários solos (Beyoncé, Oprah, Warby Parker)
- Misturas (Instagram)
- Sufixos adicionados ao final (Spotify)
- Omitir uma vogal (Flickr)
- Erros de grafias propositais (Lyft)
- Plantas e animais, juntos (Fig and Sparrow)
Tente visualmente. Utilize nomes em potencial em um design de logo temporário apenas para sentir como ele se parece e como soa. Não tenha medo de pedir a opinião das pessoas. Teste clm aqueles que você confia e respeita. O Google oferece um formulário editável que você pode utilizar para enviar uma enquete curta com os nomes que você tem em mente. Jessica Walsh, co-fundadora da agência de design Sagmeister & Walsh diz, “Se ninguém odiar, ninguém vai amar.”
Qualidades de um bom nome de empresa
Agora que você tem suas idéias escritas e mapeadas, e fez sua pesquisa de campo e tem um grupo de contatos esperando para você testar seus nomes em potencial, vamos estudar algumas qualidades que constituem um bom nome de empresa.
Chama atenção. Sua empresa precisa se destacar, para ser facilmente diferenciada da competição. Pense nas qualidades que sua companhia oferece e a concorrência não. Como você pode ilustrar isso com um nome?
É memorável. Por razões óbvias - você quer que o nome fique gravado na mente das pessoas. Tome nota do que chama atenção para você e porquê.
É à prova do futuro. Pense na história de sua companhia, valores e pontos chave que diferencia ela dos demais enquanto faz o seu brainstorm. O quão grande você imagina que sua empresa pode se tornar? Se certifique que cada aspecto de seu nome não poderá limitar uma futura expansão. Você irá querer um nome que possa crescer com a companhia.
É inclusivo. Tome cuidado para que o nome não seja ofensivo e que ele seja o mais inclusivo possível. Você quer que seu negócio adicione um clima de respeito, igualdade e reconhecimento positivo das diferenças. Precisa ser amigável. o Nome de sua empresa precisa ser fácil de pronunciar, escrever e digitar no Google. Veja se consegue manter o nome com poucas sílabas. Palavras complicadas irão afetar o quão bem o nome vai funcionar. Isso é particularmente importante quando falamos em SEO.
Tem profundidade. Em uma tarefa importante como nomear uma empresa, tenha certeza que o nome tem significado. Não faz sentido apenas escolher uma palavra aleatoriamente sem uma história por trás.
É cheio de energia. O quão vívido esse nome parece ser? Ele vibra? Ele tem potencial para causar entusiasmo?
Está disponível. Pesquise patentes, use a busca do domínio no GoDaddy, teste para ver se as handles de redes sociais estão disponíveis. Pesquise as patentes americanas, inglesas, européias, para começar.
Qual é a história da Logogenie?
A Logogenie é de fato um nome composto, brincando com as palavras “logo” e “genie” (gênio). A inspiração por trás do nome da nossa empresa foi a idéia de que tudo acontece como mágica, com um gênio. “Jinn” é o substantivo árabe de onde a palavra gênio vem, e primeiramente significa “se adaptar”. Assim como com o design de logos e nosso gerador, gênios são adaptáveis. Adicionalmente, essas criaturas sobrenaturais alcançaram seu espaço na cultura popular como personagens felizes, divertidos e cheios de personalidade. Quando pensamos em gênios uma imagem distinta vem a nossa mente. Ao combinarmos ela com design, e no nosso caso, “logo”, nós obtemos uma imagem distinta também.
No início, em 2014, nós queríamos criar um site de design de logos automatizado. Apenas uma pequena quantidade de ferramentas de logos existia. A nossa idéia era fazer a diferença com templates de logos de alto nível. Nós queríamos tornar o design mais acessível a todos.
Quando o branding e o design de logos caminham juntos, parece mágica. O que faz ele ser ainda mais espetacular é a facilidade de utilizar, para todos. O gerador age como o gênio: uma mão amiga ajudando a sua empresa. Um gênio sabe tudo, e no nosso caso, o gênio sabe tudo sobre logos.
O nome pegou desde o começo, e nós não pensamos que iremos mudá-lo tão cedo. Nós amamos o nosso logogenie.
A Natureza Flexível de Nomear uma Empresa
Larry Ackerman, um escritor e expert em identidade pessoal e organizacional expressa que ““Identidade é causa; marca é efeito, e a força das influências antigas é a força dos novos.”
Enquanto a importância de encontrar um nome verdadeiro e autêntico para o seu negócio é alta, saiba que existe flexibilidade em renomear, mudar a identidade de marca e revolucionar sua companhia enquanto ela cresce. Um nome amplifica a execução, a visão, os produtos, os serviços, e o time por trás de tudo. O nome não é tudo.
Você pode sempre se juntar com outras plataformas. Você pode recriar a identidade de marca, apesar de que isso toma bastante tempo e dinheiro - então faça valer a pena. Agora é hora de começar e criar um nome para o seu negócio que chame atenção, memorável, preparado para o futuro, inclusivo, amigável, energético e esteja disponível.
Uma vez que você tenha decidido o nome de sua empresa, por que não tentar criar o seu logo online?
Se você não possui dinheiro sobrando em seu orçamento para um logo, não se desespere. Enquanto antigamente você teria opções limitadas, hoje em dia a tecnologia avançou e todos podem ter acesso a ferramentas de criação de logos como a Logogenie.
Em nossa era digital, softwares de design são menos sobre conhecimentos técnicos e mais sobre suas idéias criativas. Você não precisa ser o mestre das pinceladas ou do sombreamento a lápis - você não precisa nem possuir mãos firmes. Com ferramentas de logos, tudo que você precisa é ter uma idéia.
A Logogenie, e outras ferramentas de design, utilizam templates para fazer o processo ser fácil e rápido, até para principiantes. Primeiro, selecione a indústria no menu.
Nós categorizamos nossos templates pelas necessidades e demandas das indústrias principais, então encontrar a sua é o primeiro passo. Nosso algoritmo irá então gerar opções para você escolher.
Apenas selecione um e comece a editar. Você poderá customizar cada template da maneira que quiser, personalizando suas escolhas para:
- Imagens Principais
- Nome da empresa e slogan
- Fonte e tipografia
- Esquema de cores
- Tamanhos de texto e imagens
- Colocação de texto e imagens
- Adicionando novos ícones
- Sobreposição (colocando algumas imagens em fronte de outras)
Você pode escolher entre mais de 200 ícones em nossa biblioteca interna. Uma rápida olhada mostra que há diversas opções como mencionamos acima, incluindo folhas em arco-íris, brasões e escudos, livros, chapéus de formatura, e mais.
Ao utilizar uma ferramenta faça você mesmo como a Logogenie, você pode criar um logo de nível profissional em apenas alguns minutos. Ao finalizar, você pode comprar todas as permissões e licenças comerciais por $24.90, o que lhe garante o seu logo para sempre.
Enquanto os templates funcionam bem para marinheiros de primeira viagem, você obterá melhores resultados se você tiver algum conhecimento de design gráfico de antemão. Continue lendo o nosso blog para dicas de design, diretamente de designers experts.