Vamos jogar um jogo. Diga ou grite a palavra “maçã” (apple), dependendo de seu humor hoje. Quanto mais energia você tiver, o mais alto você deverá soar. Ao terminar de pronunciar a palavra, fece os seus olhos imediatamente por alguns momentos.
Agora que vocês está de volta, temos apenas uma questão: você está pensando mais na fruta ou na companhia que redefiniu as nossas vidas em tantos aspectos através da tecnologia?
Admitimos que você talvez veja o logo mundialmente famoso antes da fruta, por causa do contexto que estamos inseridos, mas ainda há muito o que ser dito sobre o poder por trás do branding eficiente e emocional da Apple. O logo deles, a maçã mordida, belamente simples, elegante, inteligente é possivelmente um dos designs mais poderosos existentes. Vamos mergulhar nos "comos"" e “"porquês"" disso agora.
De “Apple Computer Co.” para “Apple”
A Apple, como você sabe, foi batizada com esse nome por causa de um de seus fundadores, Steve Jobs, que visitou uma plantação de maçãs em uma de suas aventuras de dieta frutífera. Jobs pensou que o nome era “divertido, espirituoso e não intimidador”. Originalmente chamada de Apple Computer Co., fundada por Steve Jobs, Steve Wozniak, e Ronald Wayne (o antigo colega de trabalho de Jobs na Atari). A empresa originalmente era localizada na casa dos pais de Jobs em Los Altos, California, em abril de 1976. Os três fundadores tiveram a visão de desenvolver e vender computadores para uso pessoal. Em menos de um ano aquele sonho se tornaria realidade quando a Apple Computer Co. tornou-se Apple Computer, Inc. no inverno de 1977. Houve um impulso significante na venda dos computadores e a empresa obteve um grande lucro. Foi isso.
Imagem: O nascimento da Apple na casa dos pais de Steve Jobs em Los Altos, California
Indo para 1980, quando a Apple ficou famosa, simplificou o seu nome e encontrou sucesso de venda imediatamente. Quarenta anos depois, a corporativa multinacional é muito mais do que seu conceito inicial. De eletrônicos de uso pessoal, para softwares distribuição digital, e finalmente, para aparatos eletrônicos para a casa, a Apple é uma das marcas mais notáveis do mundo, que ajudou não somente transformar a indústria, mas a introduzir uma era completamente diferente para os computadores pessoais.
Uma marca forte e sua evolução
Imagem: A evolução do logo da Apple
O primeiro logo da Apple foi criado em 1976 por dois dos fundadores da marca, Steve Jobs e Ronald Wayne, e foi inspirado em uma frase de Wordsworth. Criado com nanquim, a ilustração em preto e branco mostrava o autor, matemático, físico, astrônomo e teólogo Isaac Newton sentado embaixo de uma macieira. Dentro da moldura da imagem havia o texto do poeta inglês “Newton… uma mente para sempre viajando nos estranhos mares do pensamento”. O nome inaugural da companhia, “Apple Computer Co.”, envolto ao redor no topo e abaixo em um banner em formato de fita.
No ano seguinte, Steve Jobs contratou o designer Rob Janoff, um Diretor de Arte na Regis McKenna e reconhecido por seu trabalho de design e publicidade empresarial, para criar um novo logo para a startup. Jobs acreditava que o antigo logo era obsoleto e era difícil de reproduzi-lo em tamanhos menores.
A única instrução que Janoff recebeu de jobs foi que não “ficasse bonitinho”. Janoff estudou maçãs reais com mordidas em todos os ângulos possíveis. A mordida na maçã do logo da Apple foi originalmente implantada para que as pessoas não confundissem a maçã com um tomate cereja. Um colega de Janoff revelou que aquela mordida (bite) representava “bytes”, a fundação da computação.O trocadilho nerd (bite/byte) foi uma referência incrível para a companhia de tecnologia e a coincidência feliz do design apenas contribuiu para que seja uma marca memorável. Janoff criou duas versões do logo para apresentar; uma das versões incluía a mordida e a outra não. O logo foi visto com listras, como uma cor sólida e uma mação metálica. A versão colorida, apelidada de maçã arco-íris foi a escolhida. Uma forte e moderna fonte sans-serif acompanhava o gráfico da maçã. O próprio designer declarou que não havia nenhuma razão por trás da escolha das cores, mas percebeu que Jobs queria que o verde ficasse no topo “porque era aonde a folha estava”.
A forma da maçã por sí só não tinha nenhuma relação com computadores. IÉ para que as pessoas percebam que um computador Apple não era apenas um pedaço pontudo de metal sem espaço em seu lar que uma criança não iria querer chegar perto. Diferentes frutas possuem caule, são levemente circulares e com uma folha pendurada. Então a mordida na maçã inicialmente indicava que era realmente uma maçã e não outra coisa. Metaforicamente a mordida indicava mordendo a tecnologia e o novo conhecimento que os usuários obteriam com um computador.
"Engraçado que, após eu criar isso com meu diretor criativo, Chip, ele falou “;h sabe o quê, Rob? Você acabou de criar algo que você nem percebeu. A palavra ‘byte’ é uma palavra de informática. E você fez uma mordida (bite) na Apple (maçã)’. Eu não sabia o suficiente de computadores para perceber aquilo e eu fiquei tipo, tem um pouco de engenhosidade que irá durar! Qualquer logo que faz piada engaja e faz com que você se lembre! E as cores do arco-íris tinham a ver com USP desse produto. O computador Apple era o único que conseguia reproduzir cores".
- Rob Janoff em uma entrevista para a Forbes Magazine
Imagem: O design de Rob Janoff para a Apple
Essa versão do logo foi um aceno em direção ao Apple II, o primeiro computadora cores do mundo. O novo design estreou logo antes do lançamento do novo computador na West Coast Computer Fair em 1977. A característica principal do Apple II’, os gráficos coloridos, foi bem representada através do espectro de cores no novo logo da Apple.
Mais tarde, a firma de design revolucionária Regis McKenna, que também contribuiu para desenvolver a identidade de marca da competição como a Compaq e a Intel, continuaria a trabalhar com a Apple criando um plano de negócios inteiro para a empresa.
Levou alguns anos para a empresa compreender que cores eram difíceis de se imprimir, e o processo de imprimir o vívido logo da Apple era realmente caro. O ano de1984 viu a empresa substituir o logo pela customização de Garamond (chamada Apple Garamond), a exclusão da palavra (graças a Landor Associates), a introdução de uma propaganda altamente emocional e o crescimento da simbologia gráfica.
Imagem: O logo arco-íris da Apple
O comercial da Apple no Superbowl provou o quão bem o foco na imaginação e inovação pode permitir a chegada de uma marca ao topo. Muitos argumentam que é aonde o sucesso da marca se iniciou. O comercial mostrava um grupo de homens sem expressão marchando para dentro de um hall sem graça no futuro quando atletas brilhantes roubavam a cena correndo pela sala para destruir a presença Big Brother na tela grande. Após o choque da chegada passar, um texto aparecia: “No dia 24 de janeiro, a Apple Computer introduzirá o Macintosh. E você verá porque 1984 não será como1984'."
Esse lançamento se baseou e obteve sucesso por causa do senso de pertencimento e comunidade, mesmo em contextos não tão inclusivos como o início da indústria tecnológica. A Apple fez as pessoas sentirem que eram parte de algo empolgante.
Em 1997, a Apple lançou a companha “Think Different” (pense diferente), criada pelo diretor de arte Craig Tanimoto. A campanha mostrava uma séria de outdoors e anúncios impressos com os ícones revolucionários em imagens simples em preto e branco. O logo arco-íris da Apple brilhava na parte de baixo.
Imagem: A campanha de sucesso da apple “Think Different”
A fonte da empresa foi atualizada novamente, dessa vez, para a fonte sans-serif humanista Gill Sans.
No ano de 1998 foi de mais mudanças no logo da Apple. A marca trocou suas cores para tons mais silenciosos, tornando-se translúcido e monocromático. A empresa lançou seu primeiro iMac, o Bondi Blue, e seu logo precisava refletir a evolução. O logo arco-íris não combinaria com o azul-céu da tela do computador . Essa foi a maior mudança na marca da Apple em 22 anos.
“Como nossos produtos e consumidores, a marca da Apple continua a evoluir. Para refletir isso, nós fizemos mudanças importantes no logo da Apple e na forma como usamos ele, e na forma como nós esperamos nosso canais que utilizem ele também. Não se preocupem: Nós não substituímos o logo, apenas o atualizamos. Nós vamos continuar a refletir quem nós somos e nossos calores como empresa com o mesmo símbolo atemporal: uma maçã mordida. Nós simplificamos um pouco seu design e atualizamos as cores e luzes. Em outras palavras, nós seguimos com os mesmos padrões de estilo e inovação que faz com que nossos produtos e nossos designs sejam inconfundíveis e aplicamos eles em nosso logo. Em vez de tiras coloridas, cores sólidas. Em vez de apenas uma cor sólida, uma paleta de cores para servir a uma variedade de usos. Cores sólidas enfatizam a forma atemporal do log da Apple”.
- Declaração oficial da from Apple sobre a mudança do logo arco-[iris para o monocromático
Mudanças menores, porém notáveis aconteceriam nos próximos anos. Uma versão aqua do logo surgia em 2001. A fonte Avenir foi adicionada às favoritas da Apple e aparecia no Mountain Lion e no iOS 6. A Apple lançou o iPodem 2003, quando Steve Jobs anunciou uma nova “ferramenta para o coração”. Ele estimulou sua audiência no Vale do Silício a imaginar “mil canções em seu bolso” e gerou ainda mais credibilidade para a sua marca. Essa propaganda em sido parte constantemente da estratégia de marketing da Apple.
“Propaganda tem a ver com valores. É um mundo complicado e barulhento, e não teremos uma chance de fazer as pessoas lembrarem muito sobre nós. Nenhuma companhia consegue isso. Então temos que ser muito claros sobre o que queremos que eles lembrem sobre nós”.
- Steve Jobs
Em 2013, o logo da Apple foi modificado para um logo plano e bi-dimensional. Isso permitiu uma unificação em diferentes plataformas. A propaganda da Apple se tornou mais consistente nos gráficos, hardware, tutorials e outros. Em 2015 a companhia trocou Helvetica pela San Francisco typeface. Isso foi implementado em todos os sistemas operacionais e materiais impressos paralelamente à estréia do Apple watch. Consistência é o aspecto principal para um logo durador, o que explica porque da base do logo da Apple ter obtido sucesso por décadas. No ano passado a Apple introduziu um novo ícone multicolorido com a intenção de vender produtos com o novo logo.
Imagem: as cores clássicas do design moderno da Apple
Atualmente, o logo modernizado para os “Millennials” vem em três cores: prateado, preto e branco.
Imagem: O logo da Apple em preto
Seus atributos monocromáticos comunicam sem esforço uma estética direta e honesta. Por a maçã mordida ser altamente reconhecida, é inevitável que cause uma certa intriga: que fãs e admiradores procurem um significado oculto por trás de seu design. A Apple, como uma empresa de sucesso, simboliza algo que todo mundo quer um pedaço. A Apple tornou-se sinônimo de alto padrão de qualidade. A mordida indica um tipo particular de indulgência em um grande consumo de uma marca que atingiu o topo.
A curiosidade sobre a mordida é uma busca constante para se encontrar significados secretos. Enquanto que estamos aqui para mencionarmos alguns deles, iniciaremos nosso próximo jogo.
Teorias sobre o logo da Apple
Aqui nós mencionamos três teorias e lhes perguntamos qual é a sua favorita.
Sadie Plant, autor de “Zeroes and Ones: Digital Women and the New Technoculture” em 1997, foi uma das pessoas que mais se perguntou sobre o logo da Apple estar prestando homenagem a Alan Turing. Turing foi o pai do computador moderno e revolucionou os campos da matemática, ciência e tecnologia através de sua publicação “Sobre números de computador”. Em sua publicação, Turing foi o pesquisador pioneiro em inteligência artificial e decifrou códigos de guerra alemães. Ele nunca foi reconhecido por seu trabalho, sofreu encarceiramento por indecência e humilhado com injeções de estrogênio que pretendiam “curar”sua homosexualidade. No final, Turing mordeu uma mação que ele havia envenenado com cianeto e morreu em 7 de junho de 1954. Teóricos da conspiração acreditavam que os fundadores da Apple levaram isso em consideração ao criar seu logo e quiseram homenagear Turing por sua contribuições ao utilizar uma maçã mordida.
O logo da Apple também tem sido associado ao Jardim do Éden, onde Eva mordeu a maçã proibida colhida da Árvore da Sabedoria, que, se você consegue se lembrar, proporcionou à ela a sabedoria dos deuses quando ela caiu em tentação.
Imagem: Apple no Jardim do Éden
O designer gráfico Thiago Barcelos aplicou a sequência Fibonacci, ou a Proporção de Ouro na maçã de Janoff. Apesar de que o design não se referir a esses cálculos, a estrutura do logo pode explicar subconscientemente porque a marca da Apple sobrevive ao teste do tempo em uma indústria em constante mudança.
Imagem: Apple e a Proporção de Ouro
Crie o Seu Próprio Logo
Se você não tem o dinheiro sobrando no orçamento para um logo, não se desespere. Enquanto antigamente você teria opções limitadas, hoje em dia a tecnologia avançou e praticamente qualquer um pode criar seu próprio logo utilizando ferramentas online de design de logos como a logogenie.
Nessa nossa era digital, softwares de design necessitam menos de habilidades e mais da sua criatividade. Você não precisa ser um expert em sombreamento ou pintura - você nem precisa ter mãos firmes. Com as ferramentas digitais, tudo o que você precisa é ter uma idéia.
A Logogenie, e outras ferramentas online, utilizam templates para tornar o processo fácil e rápido, mesmo para iniciantes. Primeiro você seleciona a indústria.
Nosso algoritmo irá então mostrar as melhores escolhas para a sua indústria, no caso escolas e educação.
Simplesmente escolha o que você preferir e comece a editar. Você pode customizar cada template da maneira que desejar, personalizando suas escolhas para:
- Imagens principais
- Nome da empresa e slogan
- Fonte e tipografia
- Paleta de cores
- Tamanho de texto e imagens
- Posicionamento de texto e imagens
- Adicionando novos ícones
- Camadas (sobrepondo imagens)
Você pode escolher entre mais de 200 ícones da nossa coleção. Uma olhada rápida mostra que existem diversas imagens intelectuais como as que mencionamos acima, como árvores com folhas de arco-íris, brasões, livros, chapéus de graduação, e mais.
Utilizando uma ferramenta faça você mesmo como a logogenie, você pode criar um logo profissional em minutos. Quando você terminar você pode comprar as permissões e licença comercial por $24.90, o que garante que você tenha o seu logo para sempre.
Ao mesmo tempo que utilizar templates funciona bem para iniciantes, você obtém melhores resultados se você pesquisar alguns conceitos básicos do design gráfico antes. Continue pesquisando em nosso blog para dicas de design dada por experts no assunto.