Quando você está desenvolvendo o logo de sua marca, há três grandes escolhas que você precisa ter em mente:
• Forma
• Fonte
• Cor
A forma se refere ao formato geral do logo e os objetos utilizados dentro dele, e a fonte se refere à fonte (ou fontes) que você escolher. Ambas escolhas comunicam a personalidade de sua marca. A cor funciona junto com elas, adicionando uma outra dimensão ao significado. Isso é porque nosso cérebro faz conexões entre cores e emoções.
Pense nisso– outra forma de dizermos que estamos triste é falarmos que “estamos azuis". Quando alguém está bravo, você talvez diga que essa pessoa está “enxergando vermelho”. Escolher ser verde significa que estamos optando por escolhas que não terão um impacto negativo no meio ambiente e se referir à algo como "padrão dourado” significa o topo da lista. Então quando você define cores específicas para o seu logo, você está escolhendo como as pessoas vão enxergar a sua marca. Aprender como explorar a psicologia das cores eficientemente é uma das qualidades de branding mais importantes que você poderá desenvolver, especialmente se você for além do design de seu seu logo e começar a produzir outros componentes de sua marca, como o website e materiais promocionais
Veja algumas formas diferentes que você pode se comunicar através das cores. Ao ler sobre cada um das cores, pense nos atributos de sua marca e que cores que combinam com ela. Selecione algumas possíveis cores para seu logo – pode ser que seja o tom perfeito para a sua marca. Enquanto faz isso, leia nosso artigo sobre combinações de cores também.
Preto
Não importa aonde seja usado, o preto sempre emana um ar de mistério. Preto nos lembra do céu noturno e tudo que é coberto pela escuridão. É uma cor sinistra, uma cor misteriosa e até mesmo sexy, uma vez que emana algo sobre o desconhecido. Marcas de luxo utilizam o preto em seus logos para comunicar exclusividade, e qualquer marca pode fazer uso dessa cor para comunicar poder.
Crie um logo preto com predominantemente preto a black se sua marca possui um certo ar de mistério. Se sua audiência alvo é moderna e astuta, escolha o preto. O preto pode funcionar para uma empresa em qualquer indústria, desde que a marca tenha uma presença imponente para consumidores que sabem o que é bom.
Branco
O branco é geralmente visto como o oposto do preto. Quando falamos de psicologia das cores, existe uma verdade nisso. Enquanto o preto é a cor que possui um ar de mistério o branco significa pureza e claridade. É por isso que o branco é uma cor tão popular para marcas de limpeza e também cosméticos e farmacêuticos. Qualquer marca que atraia consumidores por ser pura e clara pode utilizar um logo com a cor branca.
Porém um logo branco pode ser muito difícil de se utilizar, pois na maioria das vezes ele precisa ser combinado com um fundo colorido. Muitas marcas, como a Mini, escolhem o preto por causa do contraste também pela oportunidade de utilizar também o poder luxuoso do preto em seus logos. Mas você não precisa utilizar o preto como fundo nem ter nenhum fundo colorido como contraste.
Cinza
Quando o preto é muito escuro e o branco para ser muito claro, e as outras cores parecem ser, bem, muito coloridas, vá de cinza. Cinza é uma cor neutra para uma marca em qualquer industria. O cinza é a cor mais poderosa para comunicar que uma marca é calma, confiável e/ou tradicional. Pense em um par de calças de moletom cinza ou um elefante velho. Ser cinza não quer dizer ser chato, é apenas o que faz deles eles mesmos.
As vezes logos prateados são categorizados como logos cinzas – mas nós dividimos essas duas categorias porque existem nuances importantes entre o cinza e o prata que nós não podemos ignorar. Os logos cinzas tem um visual mate que é muito menos provocante e chamativo do que um logo prateado brilhante.
Azul
Azul é frio, calmo e controlado. Não é água gelada batendo contra a pele quente; é adormecer ao ouvir uma canção relaxante. Escolha o azul se sua marca é tranquila e calma.
O azul também é a escolha certa para qualquer marca que quer passar uma impressão de confiável e profissional. Bancos e firmas de consultoria geralmente escolhem o azul por esta razão. É também a cor correta se você procura reduzir o stress que seus consumidores podem ter ao interagir com o seu produto, por exemplo o stress de uma pessoa sem conhecimentos tecnológicos ao interagir com eletrônicos ou a hesitação ao fazer grandes compras.
Roxo
Tradicionalmente é a cor da realeza, um logo roxo provoca uma aparência real. Como o preto, o roxo transmite luxo. Porém ao contrário do preto, o roxo se mostra um pouco “demais”. Não é uma luxúria simples, mas algo mais extremo, que é feito para um consumidor que quer fazer o possível para fazer todos saberem exatamente do que eles gostam.
Com esta tendência de ser um pouco extremo, o roxo também é extravagante e divertido. Marcas que se vêm como diferentes e estão procurando não serem convencionais podem falar ao mundo sobre sua personalidade usando um logo na cor roxa.
Verde
Quando o logo de uma marca é verde, usualmente é porque essa marca é focada em plantas, no planeta ou em ser saudável. Todas essas idéias estão conectadas – uma dieta à base de plantas é tipicamente considerada uma das mais saudáveis para seres humanos e seu meio-ambiente, preservando espaços verdes e reduzindo o lixo leva a termos mais água potável e sobretudo, quanto melhores as condições de nosso planeta, melhor nós ficamos.
Se consumidores saudáveis e um planeta bem conservado são valores importantes para a sua marca, verde é a sua cor.
Mas se você olhar para outros logos verdes famosos você vai perceber que nem sempre eles são de marcas que focam no meio ambiente. Isso é porque o verde não necessariamente simboliza apenas saúde e ecologia, mas também simboliza dinheiro, sorte, riqueza e renascimento. O verde é uma cor tranquilizante, talvez porque é associado ao mundo natural. Ele simboliza frescor, o que faz com que seja uma ótima escolha para uma linha de balas refrescantes ou uma empresa de tecnologia inovadora.
Vermelho
O vermelho é a cor da paixão. Pode ser também uma cor feliz, empolgante, ou raivosa. Independente da emoção que ela está representando, paixão é paixão, e paixão sempre é vermelha.
Se sua marca é movida por emoções fortes ou qualquer tipo de calor (como uma marca de molhos picantes), vermelho é a cor de sua escolha. Vermelho chama atenção, então mesmo que sua marca não seja tão energética, usando essa cor é uma maneira segura de fazer com que os clientes parem e olhem para o que você tem a oferecer.
Rosa
O rosa é o irmão mais leve do vermelho. Geralmente o rosa é considerado a cor mais feminina, o que faz dele uma ótima escolha para marcas em que os principais consumidores são mulheres.
Porém, simplesmente afirmar que rosa = feminino e deixar por isso mesmo não faz jus à essa cor. O rosa é versátil e pode comunicar muito sobre uma marca, como sua jovialidade e alegria. Se sua empresa é divertida e vibrante, o rosa tem um lugar em seu logo.
Laranja
Como o vermelho, o laranja possui uma energia. Diferentemente do vermelho, que tira sua energia da emoção pura, até mesmo agressiva, o laranja é mais sobre diversão e pensar fora da caixa. É um meio-termo entre o vermelho e o amarelo, o laranja simboliza mudança – então se sua marca é sobre transições, considere o laranja como a cor principal de seu logo.
Laranja é uma cor divertida e diferente, tal como o roxo. Diferentemente do roxo, o laranja não tem a qualidade luxuosa. De fato, é o oposto, possui uma qualidade acessível Se sua marca é para todos, diga isso ao mundo usando laranja em seu logo.
Amarelo
Na realidade, o sol brilha um branco brilhante, mas na maioria das vezes, é descrito como amarelo. Por quê? Porque caracteriza o sol como gregário e radiante, não existe cor mais amigável que o amarelo.
O amarelo é uma grande escolha para qualquer marca que seja divertida, saltitante, e não se leve tão a serio. É uma ótima cor para crianças e animais de estimação, e também para qualquer marca que se foque em amizade e tem viver bons momentos.
Marrom
Marrom é confiável. Marrom está sempre lá e sempre estará. Marrom é tradicional, é seguro, é reconfortante… Pense em coisas como brownies quentinhos e paredes de madeira em uma cabine aconchegante.
Quando você quer mostrar ao seus consumidores que eles podem confiar na sua marca, vá de marrom. Use marrom também para dar um visual de terroso e ambientes ao ar livre. O marrom é a cor. A terra e os caules de árvores são marrons, afinal, nada mais confiável que a nossa Mãe terra.
O marrom é também uma escolha óbvia para cafeterias e confeitarias. Não se vê uma grande variedade de logos marrons por aí, então escolher marrom para o seu logo pode fazer com que sua marca se destaque em meio aos competidores.
Metálicos
Como mencionamos acima, nós criamos uma categoria à parte para discutirmos logos metálicos. Prateado, dourado, cromado e até rosado brilhante se encaixam aqui porque eles são muito distintos de seu companheiros mate. Eles não apenas aparentam ser diferentes, mas eles comunicam características diferentes sobre as marcas que utilizam eles.
Um logo metálico, particularmente logos dourados e prateados, fazem com que os espectadores pensem em metais preciosos e nas jóias que são criadas por eles. Ao simular jóias preciosas e outros troféus como medalhas olímpicas, as marcas usam as cores metálicas para mostrar ao mundo que seus produtos possuem status social.
Coloridos
Existem algumas razões para se usar mais de uma cor em seu logo. A mais básica é o visual. Combinar um tom claro com um tom escuro da mesma cor pode dar profundidade, criando um visual tridimensional. Tons claros podem destacar textos e imagens em um logo. Contrastar cores diferentes faz com que elas – e os textos e imagens criados com elas – se destaquem, e cores similares juntas são agradáveis ao olhar.
Há uma outra importante razão para se usar diversas cores em seu logo: para mostrar que você possui uma marca multidimensional. Digamos que você possua uma marca de tecnologia. Um logo preto estabelece que sua marca é séria, para alguém disposto a pagar um pouco mais para mercadorias de alta qualidade e excelente serviço. Mas se você quiser comunicar também que sua marca é inovadora e está sempre a trazer inovações ao mercado, detalhes de vermelho pode lhe ajudar. Perceba como a Tesla usa branco e vermelho em seu logo para comunicar que a companhia não só é inovadora e provoca mudanças na sua indústria como introduz tecnologia limpa ao mercado de automóveis.