De software a hardware, smartphones a smart fridges, companhias de tecnologia vivem na fronteira entre o mundo moderno e o futuro. E apesar de darem suporte tecnológico para quase todos as outras áreas do planeta, as empresas de tecnologia se destacam de todas as outras em sua cultura, marketing e até no design dos logos.
A indústria da tecnologia é paradoxicamente inclusiva e exclusiva, integrando-se com outras indústrias ao mesmo tempo que se distinguindo. Nós podemos ver isso refletido em seus logos - e novas startups precisam entender bem que técnicas de design as separa dos outros logos.
Aqui vamos analisar 10 dos melhores logos da indústria tecnológica, explicando o que eles fazem bem para que você possa criar seu logo apropriadamente. Nós vamos cobrir algumas dicas importantes e lhe mostrar como desenvolver seu próprio logo em casa — afinal, muitos desses logos se originaram, não em agências de design multi-milionárias, mas em garagens onde essas companhias foram fundadas.
Os 10 Melhores Logos de Tecnologia
Apple
Seriamos negligentes se não começássemos com a Apple — ela não tem apenas um dos melhores logos de tecnologia, mas um dos melhores logos em qualquer industria.
Para iniciantes, esse logo obviamente ilustra o nome da empresa. Mesmo que você nunca tivesse visto o logo antes, poderia facilmente adivinhar a quem ele pertence. Mas o logo vai além disso - diversas companhias possuem maçãs em seus logotipos, mas a maçã da Apple se destaque entre todas as outras.
Por quê, exatamente? Em parte por causa das curvas. O logo da Apple é praticamente formado curvas arredondadas, com a excessão das pontas da mordida e da folha. Como explicaremos abaixo, curvas e formas circulares são divertidas e amigáveis, e tendem a ser convidativas. No caso da Apple, que possui uma forte comunidade de fãs, isso ajuda a criar um sentimento de grupo que estimula a lealdade e também atrai novatos.
Samsung
O logo da Apple é único — o que se esperaria de uma companhia cujo slogan é “pense diferente.” Mas com a Samsung começamos a perceber algumas das características dos logos de tecnologia, o logo tipográfico criativo e a cor azul.
Logos tipográficos — logos que se baseiam no nome da companhia, em texto — são comuns na indústria da tecnologia como uma forma de aumentar o reconhecimento de nome. O truque para manter o logo interessante, como a Samsung faz, é fazer algo criativo com a tipografia. Nesse caso, é a letra A, que é única, e a primeira e última letra quebrando a borda da borda oval.
A cor azul é uma tendência popular em logos de tecnologia também, como explicaremos abaixo. Porém a Samsung utiliza um tom mais escuro que as outras marcas, dando a impressão que eles são mais sérios e eficientes, mas não tão abertos.
IBM
Criativo, memorável, e representando a marca com um visual positivo, o logo da IBM sempre foi um grande sucesso. Mais uma vez nós vemos o popular azul nos logos de tecnologia, mas esse é apenas o começo neste complexo design.
A característica principal é as repetidas linhas horizontais. Na superfície, isso apenas parece ser uma forma criativa de escrever o nome da empresa, porém, em uma perspectiva de designer gráfico, há muito mais nesse logo do que isso. Linhas horizontais representam estabilidade e calma, provindas do horizonte ou do chão. Os olhos dos espectadores vão da esquerda para a direita, fazendo com que a marca passe uma visão de estruturada e balanceada.
A tipografia das letras, também, são deliberadamente. O visual grosso, em blocos e serifas grossas reforçam as conotações de estabilidade e confiança - o logo não teria o mesmo impacto com letras finas.
Microsoft
Assim como a Apple, o logo da Microsoft quebra regras tradicionais de logos de tecnologia. Os quadrados angulares fazem um contraste afiado com as formas circulares dos outros logos, e o arco-íris and de cores leves é um grau mais quente e amigável que o azul comum. Aprenda mais sobre cores em nosso artigo: O Significado Das Cores e Como Usá-las.
Apesar de quebrar a tradição, o logo é altamente eficiente. A vivacidade das cores atenua a severidade dos quadrados, fazendo o logo ser tão convidativo quanto os demais logos. Ele também propões a idéia de uma janela (window), lembrando as pessoas do software da Microsoft, Windows.
A tipografia caminha entre o formal e o casual, com fortes linhas, porém faltando as serifas. As letras F e T estão conectadas, dando um toque especial.
Intel
O logo da Intel é o mais próximo ao logo da Samsung — um logo tipográfico azul, dentro de uma oval levemente inclinada, quebrando a borda no início e no final da palavra. Claramente as duas empresas se inspiram na mesma técnica de design para promover o nome da marca ao mesmo tempo que emanam uma energia acolhedora e convidativa.
Como a Samsung, a Intel utiliza uma tipografia criativa. Da mesma maneira que a Samsung utiliza o A modificado, a Intel possui um T diferente, com uma das pontas faltando. A fonte utiliza curvas com inteligência, principalmente na parte de baixo — isto, combinado com o uso das letras em caixa baixa, faz com que o logo da Intel seja muito mais casual e divertido que a Samsung, porém menos profissional.
Oracle
A Oracle ignora a maioria das tendências para logos de tecnologia, e isso é exatamente o que faz com que ele se destaque. Em um mar de azul, um vermelho forte é difícil de passar despercebido — enquanto que isso faz com que a Oracle seja menos amigável, ao mesmo tempo faz com que se pareça mais poderosa, atraindo uma clientela que valoriza potencial acima da cordialidade, ao menos onde a tecnologia deles é importante.
Os ângulos pontiagudos da fonte ecoam o poder da cor vermelha, particularmente o R e o A, onde as pontas são mais fáceis de ver. Ângulos afiados representam energia e agressão, mas a Oracle ameniza esses elementos com curvas extras em outras partes de sua tipografia.
Dell
Nesse pontos você já consegue reconhecer os elementos comuns em logos de tecnologia no logo da Dell — o logo tipográfico, a cor azul, e a moldura circular. Mas a Dell utiliza essas tendências de uma forma única, colhendo os seus benefícios enquanto se destaca ao mesmo tempo.
A diferença mais aparente é que ela utiliza um círculo em vez de uma oval, o que dá mais ênfase a parte escrita no logo. Esse efeito é combinado com um retoque único na letra E, fazendo com que a marca seja facilmente reconhecida. As pontas afiadas das letras combinam bem com o grande círculo da moldura, dando a impressão de formalidade e informalidade ao mesmo tempo.
Cisco
Mais uma vez vemos o azul e a tipografia proeminente — mas isso é só o que o logo da Circo tem de comum. Todo o resto é único e em uma inspeção mais aprofundada, brilhante.
Estamos falando aqui de um padrão de linhas original no topo do logo. Isso é uma criativa representação da ponte Golden Gate, emblema da cidade de San Francisco, cidade de onde a Cisco obteve o seu nome. Não é apenas um design interessante, mas também adiciona sutilmente ao reconhecimento e identidade de marca.
Assim como as linhas repetidas na horizontal da IBM, essas linhas também comunicam sua própria mensagem. Linhas verticais representam liderança, autoridade e poder - guiando os olhos dos espectadores para cima e para baixo, dando uma sensação de “superação" e de “chegar ao topo”, características perfeitas para uma empresa de tecnologia.
Adobe
Companhia de software responsável pelo Photoshop e o Acrobat, a Adobe segue a receita do logo da Oracle e dá prioridade a chamar atenção em vez de utilizar os benefícios das tendências mais comuns desse campo. As duas companhias utilizam uma tonalidade similar de vermelho forte para demonstrar poder e eficiência.
O diferencial da Adobe no entanto, é predominantemente o uso do A como seu símbolo, uma lettermark— um logo que é criado em torno de uma letra, o invés de uma palavra inteira. Como logo, o A da Adobe é fácil de se usar em diversos locais, desde em sua página da web até uma folha timbrada.
O A do logo também alcança suas proezas em design. Os ângulos pontiagudos como falamos acima, dá um senso de energia e vitalidade, enquanto as linhas grossas sugerem força e estabilidade. Utilizando um espaço em branco como que o A tivesse sido esculpido é uma aposta artística, mas combina perfeitamente com o software criativo da companhia, apreciado por fotógrafos e artistas.
Hewlett-Packard
Por último, mas não menos importante, a Hewlett-Packard dá um novo gás às velhas tendências. A cor azul e a forma circular não é nada de novo, e o conceito de partes das letras quebrando a moldura em dois pontos também não.
No entanto, a Hewlett-Packard utiliza suas iniciais em vez do nome inteiro, o que ajuda o logo a “preencher” todo o círculo, com menos espaço vazio como no caso da Dell. As linhas retas quase verticais nas letras dão a mesma atmosfera “autoritária” da Cisco, enquanto adiciona um dinamismo interessante que ajuda o logo a se destacar.
Como Criar Seu Logo de Tecnologia: 3 Dicas de Experts
Azul, curvas, e tipografia — desde que seu logo tenha esses elementos, será um sucesso, não é mesmo? Nõ exatamente. Enquanto as tendências são fáceis de serem reconhecidas, elas são um pouco difíceis de serem reproduzidas em seu logo. Vamos dar uma olhada nas melhores práticas para se utilizar esses elementos.
Formas Circulares e Curvas
Se você vem lendo nossos outros artigos sobre design de logos, você talvez já saiba que formas circulares e curvas fazem com que o logo seja mais divertido e brincalhão. Por os olhos humanos automaticamente seguirem linhas, linhas curvas e círculos fazem os olhos “dançarem” mais do que linhas retas, fazendo com que seja mais agradável ao olhar.
As molduras circulares e ovais utilizadas em logos de tecnologia, da mesma forma, adicionam um senso de unidade e cria um efeito “redemoinho" que traz o olhar do espectador para o centro da imagem, onde o foco está. Enquanto círculos cumprem esse papel com mais eficiência, as formas mais ovais são melhores para se destacarem, sem falar no aproveitamento de espaço.
Podemos ver essas técnicas sendo utilizadas por diversas companhias de tecnologias, e por uma boa razão. Tecnologia, em particular tecnologia de computadores, é algo estranho e esotérico para muitas pessoas, incluindo grupos de pessoas que são seus públicos alvos. Ao “suavizar' a imagem da marca com curvas divertidas e sendo extremamente convidativos, os logos de empresas de tecnologia compensam pela frieza e exclusividade de sua indústria.
Azuis
Analisando os 10 melhores logos de tecnologia acima, não é segredo que o azul é uma cor popular. De fato, o azul é a cor mais popular para todos os logos, sendo eles de tecnologia ou qualquer outro.
De acordo com a teoria de cores, onde cada cor provoca diferentes respostas emotivas, o azul evoca sentimentos de confiança, calma e inclusão. É uma cor comum para redes sociais e bancos online, onde a confiança mútua é fundamental, assim como também a indústria da tecnologia. Assim como formas circulares ajudam a diminuir a frieza e o distanciamento, o azul também faz esse papel.
The trick is choosing the right shade of blue. Light blues maximize the friendliness and trust aspects, such as Twitter’s bright blue, whereas dark blues take on more of the professional and proficient representations.
A company like Samsung, with its dark blue and straight, blocky typography, aims for a more serious and capable brand. At the same time Hewlitt-Packard, with its light blue and more inviting circle frame, poses as your friendly, easy-going tech-company-next-door.
Logos tipográficos
Diferentemente da Apple, que tem o nome perfeitamente representado por um objeto, a maioria das empresas de tecnologia possuem nomes que não podem ser representados por imagens. Ninguém nunca comeu um IBM e nenhuma Dell dá em árvores.
É por isso que se vê muitos logos tipográficos no campo da tecnologia — muitas vezes não há um ícone que possa representar o nome em pictogramas. Utilizar um logo tipográfico encoraja as pessoas a lembrarem-se do nome da empresa.
Ao utilizar esta técnica, a tipografia é o mais importante. Se você está tentando se mostrar poderoso e eficiente, como a IBM, letras de bloco e negrito são a pedida, use serifas se você também estiver querendo comunicar que é profissional. Se você está procurando um visual mais casual e pé no chão, como a Cisco, fontes mais curvas funcionam melhor. Claro, se você quiser fazer a diferença e tem um pouco de cada um dos aspectos, faça como a Intel e a Oracle.
Uma das melhores práticas para essa técnica é dar um toque especial a uma ou duas letras em seu logo, como o A da Samsung ou o E da Dell. Isso faz a diferença no reconhecimento de marca e rapidamente uma letra se transforma no elemento principal de seu logo.
Como Criar um Logo de Tecnologia
Agora que você tem uma idéia do que adicionar em um logo de tecnologia eficiente a pergunta é, como você cria um? Essencialmente você tem duas opções: contratar alguém para criar o seu logo ou criá-lo você mesmo. As duas opções possuem vantagens e desvantagens, então vamos analisá-las a seguir.
Contratando um Designer
Designers profissionais conhecem de cor as dicas, truques e técnicas que mencionamos acima. Quando você contrata um designer, seja ele freelancer ou uma agencia, você está comprando a expertise além do tempo do profissional.
O problema é que nenhum designer talentoso trabalha de graça. A maior desvantagem em contratar um profissional é o custo — designer competentes cobram centenas de dólares para criar um logo.
As vezes você consegue encontrar alternativas mais em conta em sites como o Fiverr, porém estes sites possuem uma reputação baixa em entregar o que prometem, existem diversos ex-usuários de Fiverr que se sentiram roubados. O padrão da indústria para um design de logo é$200, então se alguém estiver cobrando $5, você deve desconfiar.
Mesmo que você tenha o dinheiro sobrando, pode ser difícil de encontrar o designer perfeito para você. Design gráfico é um campo criativo e existem diversos estilos artísticos para se escolher. Você precisa se certificar que está contratando um designer que entende a sua visão e é capaz de trazê-la à vida, porém isso pode tomar tempo.
Crie o seu logo você mesmo
Se você não possui dinheiro sobrando em seu orçamento para um logo, não se desespere. Enquanto no passado você teria opções limitadas, hoje em dia a tecnologia avançou para que qualquer pessoa possa criar o seu próprio logo utilizando uma ferramenta de logos online, como a logogenie.
Na era digital, utilizar um software de design é menos sobre habilidades técnicas e mais sobre ter idéias criativas. Você não necessita ser o mestre das pinceladas ou do sombreamento a lapis — você não precisa nem ter mãos firmes. Com os criadores de logos digitais tudo o que você precisa é ter uma idéia.
A Logogenie, e outras ferramentas digitais, utilizam templates para criar um logo rapidamente e facilmente, mesmo que seja a sua primeira vez. Primeiro você seleciona a indústria de sua empresa no menu.
Nós categorizamos nossos templates pelas necessidades e demandas das indústrias mais comuns, então encontrar a sua é o primeiro passo. Nosso algoritmo então cria as melhores opções para a sua área.
Simplesmente escolha o template e comece a editá-lo. Você pode customizá-lo da maneira que quiser, personalizando suas escolhas de:
- Imagens principais
- Nome da empresa e slogan
- Fonte e tipografia
- Esquema de cores
- Tamanho de texto e imagens
- Localização de texto e imagens
- Adicionando novos ícones
- Camadas (sobrepondo imagens uma a frente da outra)
Você pode escolher mais de 200 ícones de nosso catálogo. Uma rápida olhada mostra que existe uma vasta quantidade de imagens para você escolher, incluindo árvores com folhas de arco-íris, brasões, livros, chapéus de graduação, e muito mais.
Ao utilizar uma ferramenta de logos faça você mesmo como a logogenie, você pode criar um logo de qualidade profissional em apenas minutos. quando você estiver pronto, você poderá comprar todas as permissões e licenças comerciais por $24.90,o que lhe garante o seu logo para sempre.
Enquanto que utilizar templates na primeira vez que você cria um logo funciona, você obterá melhores resultados se você desenvolver algumas habilidades básicas de design gráfico antes. Continue lendo nosso blog para dicas especiais de design, diretamente de nossos experts.